sexta-feira, 22 de abril de 2011

PSN está fora do ar por possível ataque de hackers (atualizado)

A Playstation Network, serviço online do PS3 que permite jogar jogos online, está fora do ar desde a noite de quarta-feira, devido a um problema nos servers da Sony que provavelmente foi causado por hackers. De acordo com o blog oficial da Playstation, o serviço "poderá ficar de um a dois dias offline".

No início desse mês, a PSN também esteve fora do ar por causa de ataques de hackers. O grupo de hackers chamado Anonymous, conhecido por fechar temporariamente os sites da Amazon e Paypal, assustou a Sony prometendo fazer o mesmo na PSN. O grupo protesta contra a Sony por causa da proibição de hackers de colocar custom firmware no PS3 e pelo processo contra George Hotz, que foi o primeiro hacker a finalmente hackear o video game.

Naquele dia, a PSN esteve offline por algumas horas, porém dessa vez já passaram-se quase 2 dias (até o momento desta postagem) e o serviço ainda não voltou. O grupo de hackers declarou hoje que não tem nada a ver com o atual problema da PSN, mas a Sony acredita em um possível ataque externo, e o principal suspeito é o Anonymous. A Sony disse hoje, dia 23, que o problema foi causado por uma "intromissão externa" e que eles desligaram o serviço para fazer uma investigação.

Veja abaixo uma charge engraçada feita pelo site Penny Arcade sobre o problema da PSN, fazendo uma referência ao slogan da Playstation, "It Only Does Everything" ("ele só faz tudo", em português), o personagem fictício Kevin Butler (fiz uma matéria sobre ele aqui) e o erro "80710A06", que é o número do erro que aparece quando você tenta entrar na PSN (no momento):

Nenhum comentário: