segunda-feira, 25 de julho de 2011

Evolução de personagem- Sonic The Hedgehog



                               O pequeno ouriço
Sonic ao longo dos anos foi um dos personagens mais importantes da história dos games.Além de acrescentar um novo estilo aos jogos Plataformers, Sonic teve o importante papel de competir com outro jogo também muito importante: Mario.
No início o jogo realmente assustou.O jogo mostrou imensa sinpatia entre os fãs, e realmente parecia que Sonic iria ganhar a tão temida batalha.Mas não foi bem assim...


                      O nascimento de Sonic The Hedgehog
O pequeno personagem teve seu primeiro jogo no Mega Drive, SEGA, empresa que continua responsável pelo game até hoje.O jogo, que até então era "só mais um" no Mega Drive, mudou o curso da história.O jogo foi amado, idolatrado, querido... e vinha realmente para destronar Mario.A guerra foi intensa até o Super Nintendo  onde Mario, conseguiu uma das melhores, se não a melhor versão de seu game já lançado: Super Mario World chegava para arrebentar Sonic de vez.
Esse foi o início do infeliz declínio de Sonic no mercado de Games.

                                     O novo Alex Kid
Toda plataforma tem seu jogo central, e toda empressa tem seu jogo principal.Como Assasin's Creed é hoje para Ubisoft, Mario é para Nintendo.Porém com Sonic nem sempre foi assim.Antes da vinda do ouriço, existia um jogo chamado Alex Kid, o qual era crro-chefe da Sega.O jogo de fato tinha seu charme, mas não teria como concorrer com jogos como Mario.
Aí que chega Sonic e começar a modificar a indústria de games.A Sega simplesmente dá um "pé na bunda" de Alex Kid, e faz de seu novo mascote Sonic.


Diferenças e semelhanças com Mario
Sei que parece estranho comparar o tempo todo Sonic com Mario.Mas é praticamente impossível falar de Sonic sem dizer um pouco sobre Mario, sua principal concorrencia durante muito tempo.
Apesar de Sonic ser "rival" de Mario, é possível ver semelhanças entre os dos games.Apesar de à princípio não serem notadas, as semelhanças são fortes, como por exemplo a maneira de destruir os inimigos.Por ter sido criado depois de Mario as semelhanças são fortes, e o próprio criador da série falou que se inspirou um pouco em Mario para a criação de Sonic.
De acordo com ele, Sonic é rápido pois quando jogava Súper Mario Bros., sempre tentava vencer as fases no menor tempo possível.

                        3D: A precoce destruição do ouriço
Assim como foi para Mega-Man e para muitas outras franquias, Sonic também teve muito a perder com a 5ª geração de consoles.Com os novos modelos 3D, Sonic tinha que achar uma maneira de se adequar ao novo mundo tridimenssional.Mas as tentativas não deram muito sucesso.Com o que viria a ser o último video-game da Sega, o Dreamcast, Sonic ganhou sua primeira versão nos panoramas tridimensinonais: Sonic Adventure.Apesar do game ser bom, não era a mesma coisa que no plano 2D.
E por outro lado, Mario teve sua bem-sucedida versão em 3D: Super Mario 64 definitivamente fixou o personagem no novo mundo em 3 dimensões.
Com o sucesso e Mario, Sonic foi sendo esquecido, e aos poucos foi deixando de ser aquele jogo "rival" de Mario.

                    Sonic Adventure: Novo modelo de Sonic.
Apesar do game não ter sido pário para Super Mario 64, ainda sim era um game muito bom e também definiu Sonic no novo plano em 3D.Com cenários visivelmente mais coloridos, o game era bonito de se ver.E foi um importante passo em direção da atual forma de Sonic.Com um visual mais esportivo, e perdendo aquela barriguinha, Sonic pela primeira vez parecia mesmo ter condições aparentes de correr a toda velocidade.

                       6ª geração: a geração problema
Já não muito bem sucedido, Sonic ainda ganha versões que estragam ainda mais sua carreira.Com jogos como Sonic The Hedgehod( PS2, GameCube) e Sonic Unleashed, o personagem vai sendo esquecido.Uma geração um tanto quanto decepcionante para Sonic.

                7ª Geração: Sonic se recuperando aos poucos
A atual geração de consoles passa por uma situação um tanto quanto diferente das outras.Enquanto as outras geração serviram para inauguração de novas franquias, a 7ª geração está servindo como meio que renova e faz aparecer antigas franquias.
Temos hoje vários remakes de jogos antigos em HD.Séries antigas voltando com toda a força, como Street Fighter e Mortal Kombat.
Contudo, Sonic ainda não "brilhou" como deveria.Com um frustrante início de geração por meio de Sonic The Hedgehog( PS3, Xbox 360), Sonic ainda não estava de volta para sua fase de ouro.



              Sonic The Hedgehog 4: a esperança
A dois anos atrás foi anunciado a produção de Sonic the Hedgehog 4.A continuação direta de Sonic the Hedgehog 3 seria dividida em 4 episódio.Porém com as baixas notas pela crítica mundial, depois do primeiro episódio, parece que o game foi deixado de lado( apesar disso ainda não ter sido confirmado).

            Sonic Colors: um jogo um tanto quanto inesperado
Sonic Colors veio somente para Nintendo Wii.Com expectativas de ser "outro jogo do Sonic", o game impressiona a crítica e o mundo pela sua extrema qualidade.Apesar desse não ser o melhor jogo do Sonic, pode ser considerado o melhor da série na atual geração.Com controles precisos, graficos bonitos( levando em conta o potencial do Wii), e níveis bem feito o jogo é imperdivel.

                       "Sonic Generations, o futuro do mascote está em suas mãos"
Sonic Generations está em produção e promete trazer a atual jogabilidade de Sonic e a clássica.Basicamente os níveis poderão ser jogados tanto com Sonic em sua forma clássica quanto na sua forma atual( plano 3D), dando total liberdade de escolha.Este promete ser o título definitivo de Sonic na atual geração de jogos, e agradar tanto quem prefere Sonic no plano 3D, quanto no 2D.
Eu joguei a demo do jogo, e realmente estou impressionado com a qualidade tanto gráfica quanto ao clima de nostalgia.Aguardo ansiosamente pelo título.



Bom, é esperar pra ver...
Com a produção de Sonic Generations, não há muito ainda o que dizer dizer de Sonic na atual geração.Variando entre momentos bons e ruins, a opinião de fãs está dividida na atual geração.Por isso tudo depende desse novo jogo.Vamos esperar ansiosamente para um renascimento de Sonic, assim como ele merece, e que ele volte fianlmente a disputar de igual para igual com Mario.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parceria aceita com certeza!
Aliás, ficou muito boa esta postagem!


http://oldgamesbrasil.blogspot.com/