sábado, 23 de abril de 2011

Portal- Análise da Versão de PC

Bom enquanto não compro o Portal 2 faço uma análise do 1º game da franquia, Portal 1(versão para PC)

PS:O game é rodado no meu PC com qualidade máxima.

Mais que uma ideia inovadora.
Portal é um game que revoluciona os FPS atuais.Ele trás uma ideia nova e dá outra visão aos FPS, mostrando que eles não precisam ter necessariamente violência, balas e sangue para agradar.
A trama de Portal está baseado em uma "ciborgue-humana" passando por vários desafios que são impostos.Porém ao final, está percebe que vai morrer, e assim luta pela sua liberdade.
Até ai nada de inovador,até que esta ciborgue ganha uma arma: com ela é possível se teletransportar de um lugar para outro em instantes.
E é aí que o Portal deixa de ser apenas mais um game, para ser um dos games de  puzzle em primeira pessoa mais bem conceituados de hoje em dia.

Gráficos que se encaixam com a proposta
Apesar do jogo já ser antigo e não se destacar nos recursos gráficos, não pode se deixar de lado o fato de que os gráficos se encaixam perfeitamente com o jogo.Tudo tem um ar cibernético bem elaborado que faz o jogador ficar preso tentando passar pelos desafios do game.O destaque vai para as texturas de metal, que dão realmente a sensação de realismo.

Puzzles mais que bem elaborados.
Os puzzles desse jogo são nada mais, nada menos que incríveis.Provavelmente nunca passei por puzzles tão bem elaborados e divertidos quanto neste game.E tudo isso com "apenas" a habilidade de abrir dois Portais que se ligam, e a capacidade de segurar uma caixa.
É tão bom...mais dura tão pouco
Mas como tudo tem um defeito, o de Portal é duração.O game é tão curto que pode ser vencido com apenas umas 6 horas de jogo.E o game não tem nem multiplayer o que diminui mais ainda a vida útil do game.
Mas atenção:O game é rápido se você for bom em puzzles.Caso contrário o game irá demorar uma eternidade!

Musica na medida
O game também não se destaca pela música, até porque na maior parte do game ela não aparece.Mas quando a musica dá as caras deixa o ambiente muito mais profundo e curioso, podendo até mesmo dar uns sustos!(como eu levei lol).

O som também é muito bom.Falo isso pois já joguei games que o som era tão ruim que nem dava para entender o que o personagem falava.

Jogabilidade simples e complexa
De fato os controles são bem simples.Pular atirar e andar.Porém se não for bem dominada, pode ser que seja fator decisivo para passar de um nível.Como joguei a versão para PC, não encontrei grandes problemas,mas de fato imaginei como seria passar de certas partes com a manete: díficil.







Veredicto Final

Gráficos  9
Simples e satisfatórios.O visual do game é realmente bem modelado, e faz você se sentir dentro do game.

Som  9
O som é bom e a música aparece nas horas certas.

Jogabilidade  8,5
O game tem jogabilidade simples, porém tem de ser bem aprendida.Os portais aparecem bem aonde desejamos, e o game não apresenta bugs de jogabilidade , permitindo assim uma exatidão ainda maior

Conceito 10,0
O conceito é que faz o game se destacar.Ninguém nunca havia pensado que um FPS sem balas e tiros pudesse dar tão certo.O conceito d portais e inovador e extremamente amplo o que faz o game ser ainda melhor, permitindo então uma continuação com ainda mais possibilidades.

Nota Final  9,5
O game quase não tem defeitos e é inovador, o que é difícil hoje em dia.Basicamente o único defeito de portal é sua duração que é realmente curta.O jogo também não apresenta outros níveis de dificuldade, o que não dá nem um pouco de vontade de ser jogado novamente até porque os puzzles são os mesmos e são resolvidos da mesma forma.Fora isso o jogo é um must-play(traduzindo literalmente "deve ser jogado"), e é altamente recomendado à qualquer jogador.   

Nenhum comentário: