domingo, 19 de junho de 2011

Análise: Duke Nukem Forever-PC

"Era melhor nunca ter sido lançado."
Sem dúvida é a melhor frase para definir o jogo.

Depois de tantos trailers, e de tanto clima de nostalgia no ar, finalmente chega as prateleiras Duke Nukem Forever.
Com tanta expectativa, os gamers não podiam aguentar de tanta ansiedade.Porém, para a tristeza de tantos o game é uma das piores coisas que já aconteceram com um personagem tão bom quanto Duke Nukem.



Mas vamos ao que interessa, os quesítos:

O que tem de bom no game?

Clima de nostalgia
Sem dúvida após 12 anos, muitas pessoas gostariam de relembrar alguns bons momentos na carreira de Duke.E isso o game tira de letra.
O 1º nível do game é uma espécie de remake de um dos últimos boss que Duke enfrentou em seus games.O final é até o mesmo que do game antigo:Duke chuta o olho que sai da cabeça do monstro em um campo de futebol americano, como se o olho fosse a bola.
A Intro do jogo, apesar de não ser muito bem feita, também demonstra bons momentos de Duke.







Tiroteio a moda antiga
Diferentemente da maioria dos FPS atuais, Duke Nukem Forever, usa uma maneira diferente de matar os monstros.Ao invéz de ficar se escondendo em diversas covers, para se proteger dos tiros, Duke com toda sua experiêcia e simpatia aí de frente com os monstros e os extermina sem mais nem menos.
É bem divertido jogar dessa maneira brutal, pois além de lembrar um pouco dos FPS antigos, lembra o modo Duke de resolver as coisas.




Puzzles
O jogo também tem puzzles.Apesar de não serem muito difíceis, são ótimos para dar uma temática diferente ao game, principalmente por se tratar de um FPS.

Interatividade
São várias as coisas diferentes e interessantes que se encontram espalhadas pelo "Dukeworld".Nisto se encaixa desde carrinhos de controle remoto até maquinas que tiram uma cópia da sua bunda.Apesar de muitos desses artifícios já terem sido vistos no universo de Duke, é muito divertido encontra com esses elementos em um FPS, os quais hoje em dia estão mais delimitados a tiroteios contínuos.



O que tem de ruim no game?

Gráficos
Os gráficos dos jogos são um desastre.Há atraso no carregamento de texturas,modelagens(texturas) mal acabadas, bordas serrilhadas...enfim o game tem gráficos realmente decepcionantes, seja em qual cenário for,ou em qual ambiente Duke esteja.

Humor
Apesar de ser bem divertido ouvir Duke falar, muitas das frases são repetidas incessantemente fazendo o game ficar meio repetitivo e chato.





Parou no tempo
Parece até que o jogo não acompanhou o avanço técnico no mundo dos games.O game parece um jogo feito na década de 90.Não tem nenhum elemento novo no game e que surpreenda,assim como foi em Duke Nukem 3D.Duke não tem nenhum equipamento especial que o destaque de outros games, o que o faz tornar extremamente comum.
O game não chama atenção em nenhum momento.

Som
As músicas são extremamente chatas e repetitivas, e a única coisa que se salva nesse aspecto é a voz de Duke(que já não é muito boa).
 Controles
Os controles, apesar de ser no mouse no meu caso, não são nada precisos.As armas não tem uma mira maior, a qual se restringe a uma simples aproximação.As armas tamém em sua maioria não cumprem seu papel de destruição e não dão a sensação de que você mesmo está atirando.O jogo não é nem um pouco imersivo.
Os controles de Duke no carro são a pior parte no quesito.Parece que Duke bebeu ao entrar no volante.Só para se ter uma ideia é tão precário os controles no carro, que até mesmo Niko( de GTA 4) tendo tomado "aquelas" é mais fácíl de dirigir com ele do que com Duke.

Loading Infinito
Nunca vi um jogo que demorasse tanto a carregar.É horrível, sem dúvida um pesadelo.



Multiplayer patético
Desde quando soube que Duke Nukem Forever só iria ter 4 modalidades multiplayer fiquei preocupado.O game online está delimitado aos clássicos modos team deathmacht, Free-for-all, capture the flag, e um Hail to the King( asegurar bases em um mapa), só que com pequenas variações.


                           Veredicto Final

Diversão: 7,0
Sem dúvida é o melhor aspecto do game.Mesmo com tantos problemas ainda é divertido ver Duke chutar algumas bundas

Gráficos: 5,0
Não tem comparação com os gráficos de outros games.As modelagens são tão mal feitas, que até o Unreal Tournament 2003 deve ter modelagens melhores(rs).Sem falar nas bordas serrilhadas, constantes no game

Som 4,5
Acho que se alguém ficasse batendo em uma lata seria melhor.As músicas, ou melhor os barulhos do game são horríveis.

Conceito 6
A intenção foi boa, mas não deu certo.Tirar do baú um personagem desaparecido por 12 anos e querido por inúmeras pessoas era uma ótima ideia, mas o desempenho do game desagrada muito.

Nota Final - 4,5
Bom o que posso dizer?
O jogo tem péssimos gráficos, péssimo som, pessímo multiplayer, não tem "customização" de personagem, só pode ser carregado duas armas de cada vez,etc
Resumindo o jogo é fraco.A tentativa de fazer renascer um dos ícones e games mais importantes de todos os tempos falhou.Sem dúvida seria melhor se o jogo nunca tivesse sido renunciado.
Duke ficou com uma péssima imagem perante os jogos de geração, e por isso vai ser ainda mais improvável ver outro jogo da série.
O jogo está pior "duke" nunca.

2 comentários:

Anônimo disse...

"Sem dúvida seria melhor se o jogo nunca tivesse sido renunciado."

O certo não seria: ANUNCIADO ?

johnmario64 disse...

bom naverdade não...
o jogo já foi anúnciado a 10 anos atrás e foi CANCELADO. portanto o certo é Reanunciado mesmo.
de qualquer forma foi uma boa dúvida, pergunte mais se aparecer mais delas ok? ;)