quarta-feira, 30 de novembro de 2011

The Legend of Zelda Skyward Sword-Análise

"Link está de volta"
                                 
The Legend of Zelda é uma das franquias mais conhecidas no mundo dos games, e ao lado de Mario, carrega a Nintendo por muitos anos.A obra prima de Shigueru Miyamoto tem muitos fãs, e por isso sempre a uma preocupação de fazer um jogo melhor que o outro( o que é bem díficil).
Será que Skyward Sword consegue cumprir sua missão e ser um jogo digno do nome da franquia?
Confiram:


Pontos Positivos

     Artwork e Gráficos
As Artwork do game são belíssimas.Parece que tudo foi feito a mão, o que torna bonito de se ver.
Mesmo assim, podemos notar a presença de algumas estruturas "chapadas"( não tem volume, ou seja, parece uma folha de papel), que deixa muito feio o ambiente do jogo.Vemos essa estrutura principalmente nas folhas das árvores.


     Música
A música é orquestrada e além de apresentar as clássicas da séria ainda tem músicas novas.Não preciso dizer mais nada né?


     Design
O Design em Skyward Sword é fantástico.Principalmente quando se está em uma Dungeon, onde é o ponto clímax do jogo, tudo é muito nítido é feito com cuidado.Algumas Dungeons são tão bem faitas que nem dá vontade de sair delas.

     Gameplay
Os controles de Skyward Sword são fáceis de serem aprendidos.Ainda foi implementado o recurso "Dash" que faz o Link correr e ter força para escalar alguns lugares.O recurso é bem aproveitado, e portanto, provavelmente Link terá ele em todo os games da série daqui em diante.

     Sensor de Movimento apurado
Sem dúvida, Skyward Sword é o jogo que apresenta a melhor e mais fiel sensibiidade de movimentos.Tudo flui com muita naturalidade.
Porém o que seria tão bom, acaba virando um ponto negativo também( confiram nos pontos negativos).

    História
Se tem algo a se destacar em Skyward Sword é a história.O game pode ser considerado um dos primeiros na cronologia do game, e por isso mostra as origens de Link.É interesante ver que Link se envolve mais com Zelda, e sua relação nesse game.
A última batalha do game também é um ponto em destaque: é épica.No final do game tudo se revela de tal forma incrível e com uma frase do último boss, tudo se revela, e Ganondorf finalmente é "explicado".

     Skyloft
A cidade do ar também apresenta seu charme e tem um ótimo design.Tudo se apresenta de forma muito conveniente, e tudo que você pode pensar está em Skyloft, desde equipamentos até side missions.



    Side Missions
As Side Missions do jogo também são bem divertidas, e como o final do game tem a opção de continuar( ou seja, voltar antes de ter feito a última batalha), é possível voltar em Skyloft e fazer todas elas.


Pontos negativos

    Câmera
Quem foi o idiota que esqueceu de botar a função de girar a câmera no D-pad do WiiRemote?
Pois é.A câmera do jogo é um sério problema, e principalmente em ambientes circulares, a câmera vai para tráz da parede.Mais, a principal dúvida é porque não botaram a função de girar a câmera no D-pad.Nunca conseguirei entender.

   Sensor de Movimento Limitado
Apesar de ser o melhor jogo em termos de sensores de movimento, tudo ainda é muito "limitado".Mesmo podendo direcionar o WiiRemote para várias direções, e ser fielmente corespondido na tela, os ataque são os "mesmos".
Todos os ataques se baseiam em cinco eixos: um horizontal, um vertical, dois na diagonal e um no meio.E não apresenta nenhuma variação a partir daí, o que o torna limitado.

    Muito fácil
Este é , para mim pelo menos, a pior coisa do jogo.Todos os puzzles complicados em que você ficava horas tentando descobrir, saíram do jogo.Uma das coisas que tornava Zelda uma das melhores franquias, que era sua dificuldade peculiar e extremamente divertida, saiu desse game, sem mais nem menos.Tudo que você poderia sentir dificuldade, Fi, espirito presente na Master Sword, te ajuda a resolver.

Detalhes nostálgicos
 Estes não são exatamente pontos negativos, mas os fãs antigos da séria provavelmente vão concordar com eles.
O primeiro é que não é possível cavalgar livremente com Epona(cavalo de Link) pelo gigantesco mundo que era no outros games.Agora você voa.
O mundo de Skyward Sword Também é muito pequeno, e s pequenas "Ilhas" que giram entorno de Skyloft não são muitas e não acrescentam, em sua maioria, nada de substancial no game.

                                  Quesitos


Gráficos- 9
Gráficos polidos e algumas poucas estruturas "chapadas".

Som- 10
A orquestra é brilhante 

Jogabilidade- 9,8
É a melhor em termos de sensor de movimentos, mais é limitada.

Diversão- 9
Com uma boa jogabilidade tudo fica muito divertido não é?

Nota Final -9,3
 Skyward Sword não é o melhor jogo da série, e também não é o melhor.Alguns problemas técnicos como a câmera e nostálgicos podem aborrecer os fãs da série.
Porém o game ainda cumpre seu papel  de um excelente game, por toda a diversão que proporciona, pela música e principalmente pela história.Compra certa.



Nenhum comentário: