domingo, 11 de setembro de 2011

Driver San Francisco Wii- Análise

"Inesperadamente divertido"

                  Uma breve história...
A franquia Driver começou no PS1 e seu primeiro game rendeu bons fãs.O que mais chamava atenção no 1º Driver eram as perseguisões frenéticas de carros.O segundo game veio para fixar a consagrada formula que rendeu tantos fãs.Ainda no PS1, o game foi considerado um dos melhores de toda a franquia.
Aí chega a 6º geração de consoles, e é lançado Driver 3.O jogo recebeu notas tão baixas que a franquia desapareceu até a atual geração, com Driver Parallel Lines.O jogo era inegavelmente um reprodução( ou se preferirem, cópia) de GTA, jogo que fazia e faz muito sucesso.
Mas, enfim chega o 5º título da franquia.Driver San Francisco veio com a promessa de trazer de volta a antiga e consagrada formula que atraiu tantos fãs.
A versão de PS3 e Xbox 360 parece ter agradado a crítica, mas deixaram os fãs meio duvidosos.
Será que a versão do Wii é, pelo menos tão boa quanto a de PS3/Xbox 360 ?


A resposta é:
Sim, se vocÊ é fã do clássico.
                                                             


                                                          Pontos Fortes
                                                    O que te faz gostar do game.

                            O retorno de Driver
Bem ou mal, para todo fã de Driver receber uma nova versão da franquia já é algo incrível.E foi ainda mais incrível quando disseram que iriam abandonar o modo de "sair do carro", e focar mais nas perseguisões entre carros.
A perseguição entre carros funciona muito bem no game."Chacoalhando" o WiiRemote para o lado desejado é possível atingir os oponentes.Ainda é possível entrar em um modo "câmera lenta" ( denominado Slo-Mo) para esquivar dos carros.

                            Controles impecáveis
Quadno joguei a demo de Driver SF no PS3 uma das coisas que mais me decepcionaram foram os controles.Estes eram de difícil manipulação, e com isso era quase impossível executar um drift com era mostrado na maioria dos trailers.Era um tanto quanto frustante( pelo menos na demo).
Contudo, a versão de Wii mostra ser totalmente diferente.Os controles funcionam muito bem e de maeira muito intuitiva.O drift pode ser facilmente executado apertando o freio-de-mão( botão B), o que torna as perseguisões muito mais empolgantes.
Posso dizer até que é a facilidade de manipulação dos controles o que torna tudo tão divertido.


                           Sistema de Upgrades
O jogo também conta com um sistema de upgrades para as abilidades do motorista.Tem upgrades para aumentar a velocidade máxima, para aumentar o Nitro, entre outros.Açgumas abilidades não podem ser elevadas até o nível máximo na hora, mesmo tendo a quantidade suficiente de pontos, o que estimula mais ainda o jogador a jogar o game.

                                 Co-op
A versão de Wii ainda conta com um modo cooperativo em que o segundo jogador mira com o Wiiremote na tela e atira nos oponentes.O segundo jogador ainda assume algumas atividades que seriam do primeiro jogador, como localizar as missões com um detector, o que não o limita somente a atirar.
O segundo jogador ainda conta com um update de armas próprio, onde em quatro armas: Pistola, SMG, Shotgun e um Rifle.Cada arma ainda tem uma taxa de dano própria e podem ser alternadas no meio do jogo apertando o botão 2.



                    Algumas variações de missões
O game também não está delimitado só a persiguissões.Existe, dentro das próprias missões, também vezes que subimos no capo de uma caminonete ou no compartimento de carga , e temos que atirar nos carros com objetivo de proteger o nosso carro.
Esse sistema funciona muito bem, e é possível ,até mesmo, interagir com alguns objetos da cidade, como placas e bonbas, no intuito de atrapalhar os perseguidores.

                               Missões extras
O jogo também conta com missões extras, que podem ser selecionadas na garagem.Elas são bem diversificadas( não muito, mas tem uma boa quantidade de missões diferenciadas) e garantem alguma diversão.Mas o melhor de tudo é que quando fazemos essas missões, ganhamos novos carros que também podem ser selecionados na garagem.
 

      Cidade interessante
A cidade, apesar de pequena, conta com uma variedade de ambientes distintos, o que te faz pensar até que mudou de mapa.Na cidade ainda tem "pontos de pulo" espalhados, onde é necessário pular para pegar um item.Normalmente( ou sempre) esse itens estão no ar e antes deles vem uma rampa, por isso "pontos de pulo"
A cidade ainda conta com troféus espalhados, que representam conquistas.Com eles são liberadas algumas ArtWorks do game.


    Pontos Fracos
O que te faz não gostar dos game.


                        Não tem nehum pedestre na rua!!!
A cidade do jogo, apesar de ser diversificada,com vários ambientes, não conta com sequer 1 pedestre na rua.Parece até uma cidade-zumbi onde os sobreviventes estam dentro de seus carros.Nem mesmo nas Custscenes o personagens saem do carro.
Lado ruin: É muito estranho, no mínimo.
Lado bom: Você nunca chamará atenção da polícia por atropelar um pedestre.

                             Custscenes bem chatas
As custscenes do jogo são bem chatas, pois a maioria delas é só a conversa.
As custscenes "mais elaboradas", que aparecem no final de cada capitulo também são muitos entediantes, e o pior é que não podemos passar por estas.Ainda bem que é só no fim do capítulo.
Por ter custscenes tão entediantes acaba que a história também é deixada de lado.



                     Os carros não são nada legais
Uma das coisas que esse jogo mais deixou a desejar foi a quantidade de carros.Mesmo a Ubisoft tendo comprado tantas liçenças para colocar carros oficiais no game, nem carro oficial aparece na versão do Wii.


                           Sem o modo Shift
Uma das principais atrações do jogo era o novo modo Shift que permitia trocar de carros a hora que o jogador bem entendesse.Contudo, a versão do Wii não conta com essa capacidade.Decepcionante, no mínimo.

Veredicto Final


Gráficos - 7
Nem falei dos gráficos mais profundamente por que eles não são bons nem ruins.Estam dentro da média do Wii.O jogo também não tem queda na taxa de frames por segundo (FPS) o que torna tudo muito suave.

Jogabilidade - 9
Sem dúvida o ponto algo do game.Apesar de não ter o modo Shift, este não é necessário, pois é possível controlar o carro com total precisão.As perseguições são muito empolgantes lembrando, realmente, os primeiros games da franquia.

Som - 7,5
Não é um fator que se destaca, mas as batidas das músicas correspondem bem com o estilo de jogo.

Diversão - 9
Por ter controles tão precisos, e ainda um modo co-op, esse jogo se torna extremamente divertido.É realmente divertido perseguira carros no meio do jogo.Ainda tem algumas perseguições que aparecem do nada, o que é muito divertido

Nota Final - 8
O jogo se baseia, sem dúvida nenhuma na diversão.Esqueça os quesítos técnicos e jogo para se divertir.
Esqueça a história, os gráficos, a música e comece a jogar que nem um maluco destruindo todos os carros.
Esse sim eu chamo de um "recomeço triunfal de uma série".
É inegável também, que a jogabilidade permite uma semelhança muito maior com os primeiros títolos da franquia.Por isso recomendo essa versão do jogo, para aqueles fãs que realmente querem uma versão mais parecida com os títulos originais da série

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi sou eu!
o Hadji_Gamer, da Old Games bRASIL!
Belaza?
olha você podia por favor criar uma vinheta pra mim colocar no início dos meus vídeos no meu canal....POR FAVOR
Ei a OGBR, se vc não sabe, chegou ao seu triste fim, mas nem tudo acabou
eu ainda faço vídeos só no meu canal novo que eu criei!!!
Acessa lá é youtube.com/hadjiretrogamer
vc pode me enviar o link da viheta nos comenta´rios lá no meu canal!!!

Obrigado!!!
(se puder me ajudar, fico muito agradecido...)