segunda-feira, 29 de novembro de 2010

"Simulândia"

Até que ponto o realismo exagerado pode estragar um game?


Simuladores de aviões,barcos,construção,vida,carros...A maioria de jogos como estes buscam sempre em uma próxima versão aumentar ainda mais seu grau de simulação,para cada vez mais se tornarem o "mais proximo da realidade".Até agora muitos desses jogos tem cumprido seu papel em deixar os jogadores que principalmente já curtem o esporte ou a a atividade na vida fantasiados com o alto grau de realidade.
Como de costume muitos desses jogos exigem um alto grau de precisão,como um controle "mais apurado" ou aqueles simpáticos "mil botões" e comandos para fazer por exemplo um avião voar(ou simplesmente fazer ele se mover!).E assim delimitam ainda mais o jogo para aqueles que estão acostumados com um bom e velho arcade.
Mas eis a questão:
O que você diria de uma simulação de um grau de perfeição tão grande,que faz com que o game se torne chato?
Muitos iriam dizer: Nossa o jogo é excelente,tem tudo que uma pessoa na vida real pode fazer!
Se fosse um jogo de carros a pessoa iria dizer:Nossa o carro tem 75 marchas,corre pra burro,e ainda anda de baixo d'agua!
Se fosse um jogo de barcos,a pessoa iria dizer:Nossa o barco tem 75,5 buzinas e pode ficar na água!

Outros iriam dizer:Nossa é o pior jogo que já joguei.Não consegui fazer o carro/barco sair do lugar.O máximo que consegui fazer foi soltar uma buzina!

Bom brincadeiras a parte,é impossível deixar de notar que os jogos de simulação que estão sendo lançados últimamente exigem um alto grau de precisão e abilidade e que a maioria dos jogos de simulação estão,infelizmente, baseados na formula de que "quanto mais real mais difícil tem que ser".
Mas apesar de tudo minhas perguntas são as seguintes:
Você ache que um perfeito simulador tem que ser divertido como se baseia os princípios do video-game, ou tem que ser real o bastante para nós fazer sentir dentro do jogo?Será que essas duas características podem se juntar e assim formar um jogo que agrade tanto aquele que joga para se divertir quanto aquele que joga pelo puro prazer de viver uma experiência real por meio do video-game?Será que um dia o video-game terá uma realidade virtual tão grande que não vamos querer sair dele?
Ou seja,será que o futuro dos games será nos gêneros de simulação?
Reflita com essa frase

Espero que tenham gostado do especial
Em breve outras novidades aqui no blog
Aguardem!

Nenhum comentário: